A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, foi escolhida pelo Metro do Porto para fornecer o sistema de sinalização, segurança e controle para a nova linha rosa do Metro do Porto. A Alstom irá desenvolver e equipar a nova linha com o sistema de sinalização Cityflo 250, que inclui um mecanismo de intertravamento de última geração, permitindo o monitoramento em tempo real dos veículos. A engenharia, instalação e comissionamento do sistema serão realizados nas instalações da Alstom em Maia, no distrito do Porto.
Essa primeira seção da linha rosa, com 3 quilômetros de extensão e 4 estações subterrâneas, irá ligar S. Bento e Glorieta de Boavista, melhorando o acesso ao centro do Porto. Após a inauguração, espera-se um aumento de mais de 30 milhões de passageiros no primeiro ano completo de operação. Isso irá reduzir significativamente o uso de veículos particulares, diminuindo o congestionamento do tráfego e evitando a emissão de quase 1.500 toneladas de CO2 por ano. A Metro do Porto pretende expandir ainda mais a linha rosa, formando um trajeto circular que se conectará a toda a rede de metrô.
O diretor geral da Alstom em Portugal, David Torres, declarou: “É uma grande honra para a Alstom parcerizar novamente com o Metro do Porto, para melhorar a mobilidade dos cidadãos e turistas do Porto. Vamos desenvolver este projeto em nossas instalações de engenharia em Maia, onde lideramos projetos de sinalização e tecnologias de mobilidade digital para o mercado português e internacional. Este projeto é uma prova do nosso compromisso em promover a mobilidade sustentável em Portugal”.
O Metro do Porto é o sistema de metrô da cidade do Porto, com aproximadamente 78 km de trilhos e seis linhas, atendendo cerca de 70 milhões de passageiros por ano. A Alstom forneceu à rede 102 trens atualmente em serviço, além dos sistemas de sinalização a bordo. A Alstom continua apoiando o crescimento do Metro do Porto, tendo fornecido o sistema ATP (Automatic Train Protection) a bordo para os 18 novos trens adicionados à frota.
Com presença em Portugal há mais de 30 anos, dois de cada três trens em circulação em Portugal foram fabricados pela Alstom ou com tecnologia da Alstom, incluindo trens de alta velocidade, regionais, metrô e bondes. Além disso, mais de 1.500 km da rede ferroviária portuguesa e mais de 500 unidades a bordo são gerenciados pelo sistema ATP da Alstom, uma solução de sinalização desenvolvida especificamente para o mercado português. A Alstom supervisionou o sistema de sinalização do Metro do Porto e a frota de 102 trens atualmente em serviço nesta rede.
Como líder no mercado de transporte público, a Alstom possui mais de 30 anos de experiência em comunicação e controle baseados em trem (CBTC) e equipou mais de 190 linhas de metrô em mais de 32 países.
Alstom™ e Cityflo™ 250 são marcas registradas do Grupo Alstom.
Perguntas frequentes (FAQs):
1. Quem foi escolhido pelo Metro do Porto para fornecer o sistema de sinalização, segurança e controle para a nova linha rosa?
A Alstom foi escolhida para fornecer o sistema de sinalização, segurança e controle para a nova linha rosa do Metro do Porto.
2. Qual sistema de sinalização a Alstom irá desenvolver e equipar a nova linha?
A Alstom irá desenvolver e equipar a nova linha com o sistema de sinalização Cityflo 250.
3. Onde serão realizados a engenharia, instalação e comissionamento do sistema?
A engenharia, instalação e comissionamento do sistema serão realizados nas instalações da Alstom em Maia, no distrito do Porto.
4. Qual é a extensão e quantas estações subterrâneas a primeira seção da linha rosa terá?
A primeira seção da linha rosa terá 3 quilômetros de extensão e 4 estações subterrâneas.
5. O que será conectado pela linha rosa do Metro do Porto?
A linha rosa será conectada ao centro do Porto, melhorando o acesso. A Metro do Porto pretende expandir a linha rosa para formar um trajeto circular que se conectará a toda a rede de metrô.
6. Quantos passageiros espera-se que a linha rosa transporte no primeiro ano completo de operação?
Espera-se um aumento de mais de 30 milhões de passageiros no primeiro ano completo de operação da linha rosa.
7. Quais serão os benefícios da linha rosa para o trânsito e o meio ambiente?
A linha rosa irá reduzir o uso de veículos particulares, diminuindo o congestionamento do tráfego e evitando a emissão de quase 1.500 toneladas de CO2 por ano.
8. Quais são as marcas registradas do Grupo Alstom?
As marcas registradas do Grupo Alstom são Alstom™ e Cityflo™ 250.
Definições:
– Sinalização: sistema que controla os movimentos dos trens e garante a segurança na operação ferroviária.
– Cityflo 250: sistema de sinalização desenvolvido pela Alstom que inclui um mecanismo de intertravamento de última geração.
– Emissão de CO2: liberação de dióxido de carbono na atmosfera, um gás de efeito estufa que contribui para o aquecimento global.
Links relacionados sugeridos:
Alstom
Metro do Porto