O Banco de Portugal está alertando os usuários sobre um golpe telefônico em que os clientes recebem mensagens de texto e chamadas de supostos representantes do próprio banco. De acordo com Carlos Moura, diretor de sistemas de informação do BdP, várias pessoas têm entrado em contato com o banco informando que foram abordadas por meio de mensagens de texto e chamadas telefônicas, que são assinadas com um número que imita a identidade do Banco de Portugal.
Os clientes afetados são induzidos a ligar para um número que simula uma linha de suporte do banco e que possui um “nível de serviço muito semelhante” ao do próprio BdP. Carlos Moura ressalta que esse é um assunto que preocupa o banco no momento, pois as pessoas são induzidas a cometer erros, chegando até mesmo a se apresentarem como funcionários do Banco de Portugal.
Após o contato, as vítimas são solicitadas a instalar um programa que se assemelha a um antivírus em seus telefones celulares, a fim de verificar se suas informações foram comprometidas. No entanto, o programa funciona como um “malware” e acaba removendo as credenciais de acesso das contas dos usuários.
De acordo com Carlos Moura, o Banco de Portugal já recebeu “várias centenas de chamadas” em seu centro de atendimento e dezenas de chamadas em sua rede regional. O banco está pedindo para quem recebe uma ligação em que o número pareça ser do Banco de Portugal, denunciar o caso às autoridades e entrar em contato com o banco por meio do email [email protected] ou do número (+351) 213 130 000.
É importante que os clientes estejam cientes desse golpe e tomem as devidas precauções para proteger suas informações financeiras. O Banco de Portugal reforça que nunca entrará em contato solicitando a instalação de programas ou o fornecimento de informações confidenciais por telefone ou mensagem de texto. Fiquem atentos e sempre verifiquem a autenticidade das comunicações antes de tomar qualquer ação.
Perguntas frequentes:
1. O que é o golpe telefônico alertado pelo Banco de Portugal?
O golpe telefônico consiste em receber mensagens de texto e chamadas de supostos representantes do Banco de Portugal, induzindo os clientes a instalar um programa que funciona como um malware e remove as credenciais de acesso das contas dos usuários.
2. Como os clientes são abordados nesse golpe?
Os clientes são abordados por meio de mensagens de texto e chamadas telefônicas que imitam a identidade do Banco de Portugal. Eles são induzidos a ligar para um número que simula uma linha de suporte do banco.
3. Como identificar um golpe telefônico?
É importante estar atento e verificar a autenticidade das comunicações antes de tomar qualquer ação. O Banco de Portugal nunca entrará em contato solicitando a instalação de programas ou o fornecimento de informações confidenciais por telefone ou mensagem de texto.
4. O que fazer se receber uma ligação suspeita?
Caso receba uma ligação em que o número pareça ser do Banco de Portugal, é recomendado denunciar o caso às autoridades e entrar em contato com o banco por meio do email [email protected] ou do número (+351) 213 130 000.
5. Como proteger as informações financeiras?
É importante tomar as devidas precauções para proteger suas informações financeiras. Nunca instale programas solicitados por supostos representantes do banco por telefone ou mensagem de texto. Sempre verifique a autenticidade das comunicações antes de fornecer qualquer informação.
Definições de termos-chave:
– Golpe telefônico: É uma fraude em que os criminosos entram em contato com as vítimas por telefone, geralmente se passando por representantes de instituições confiáveis, com o objetivo de obter informações pessoais e financeiras.
– Malware: É um termo que se refere a software malicioso, desenvolvido para danificar ou prejudicar computadores, dispositivos móveis ou redes, geralmente sem o conhecimento ou consentimento do usuário.
Links relacionados:
– Site oficial do Banco de Portugal