O CEO do Grupo Ryanair, Michael O’Leary, expressou sua insatisfação com o aumento dos custos nos aeroportos portugueses em uma conferência de imprensa realizada em Lisboa. Ele destacou que os custos em Ponta Delgada aumentaram em 9%, o que o levou a questionar a necessidade de reabrir a base quando existem outros aeroportos na Europa com custos mais baixos.
O’Leary também revelou que, durante os quatro anos em que a Ryanair operou em Ponta Delgada, a companhia aérea teve prejuízos, pois durante o inverno a demanda por voos diminuiu drasticamente. Segundo ele, abrir uma base apenas por sete meses por ano não é viável, uma vez que a empresa teria que contratar funcionários para o verão e demitir no inverno.
O CEO do Grupo Ryanair aproveitou a oportunidade para criticar a ANA – Aeroportos de Portugal, afirmando que a empresa aumenta as taxas porque não enfrenta concorrência. Ele citou que em toda a Europa as taxas aeroportuárias têm diminuído devido à inflação, mas em Portugal isso não ocorre. O’Leary argumentou que a ANA “matou a base” da Ryanair em Ponta Delgada.
Em relação à base em Funchal, O’Leary ainda não tomou uma decisão final, mas admitiu que, assim como em Ponta Delgada, a Ryanair pode deixar de operar em Madeira devido ao aumento de 6% nas taxas aeroportuárias este ano. Ele destacou novamente o impacto negativo da ANA nessas decisões.
É evidente que a Ryanair está enfrentando desafios em relação aos custos e taxas nos aeroportos portugueses. A situação em Ponta Delgada e Funchal está levantando questões sobre a viabilidade dessas bases para a companhia aérea. É importante que as autoridades aeroportuárias e a ANA considerem essas preocupações e busquem soluções que incentivem a permanência de companhias aéreas de baixo custo em Portugal.
Perguntas frequentes (FAQs):
1. Por que o CEO da Ryanair está insatisfeito com os custos nos aeroportos portugueses?
Michael O’Leary está insatisfeito com o aumento dos custos nos aeroportos portugueses, especialmente em Ponta Delgada, onde os custos aumentaram em 9%. Isso levantou questões sobre a necessidade de reabrir a base em Ponta Delgada quando existem outros aeroportos na Europa com custos mais baixos.
2. Por que a Ryanair teve prejuízos em Ponta Delgada?
Durante os quatro anos em que a Ryanair operou em Ponta Delgada, a companhia aérea teve prejuízos. Isso ocorreu porque a demanda por voos diminui drasticamente durante o inverno. Abrir uma base apenas por sete meses por ano não é viável, pois seria necessário contratar funcionários para o verão e demiti-los no inverno.
3. Por que a Ryanair critica a ANA – Aeroportos de Portugal?
O CEO da Ryanair criticou a ANA – Aeroportos de Portugal, afirmando que a empresa aumenta as taxas porque não enfrenta concorrência. Ele argumentou que em toda a Europa as taxas aeroportuárias têm diminuído devido à inflação, mas em Portugal isso não ocorre. O’Leary afirmou que a ANA “matou a base” da Ryanair em Ponta Delgada.
4. A Ryanair também pode deixar de operar em Funchal?
Sim, o CEO da Ryanair admitiu que, assim como em Ponta Delgada, a companhia aérea pode deixar de operar em Funchal devido ao aumento de 6% nas taxas aeroportuárias este ano. Ele novamente citou o impacto negativo da ANA nessas decisões.
Links relacionados sugeridos:
– Ryanair: Site oficial da companhia aérea Ryanair.
– ANA – Aeroportos de Portugal: Site oficial da ANA – Aeroportos de Portugal, responsável pela gestão dos aeroportos portugueses.
– Portugal Airports: Informações sobre os aeroportos em Portugal.