A ausência de chuva será uma das características do Rally de Portugal, após as especiais terem sido fortemente “lavadas” por fortes chuvas nos dias que antecedem o fim de semana do rally. O resultado da chuva persistente e torrencial é que as rochas emergiram na superfície enquanto o solo foi arrastado, tornando o rally mais desafiador do que nos anos anteriores. Este é efetivamente o principal aspecto a ser considerado na análise dos engenheiros da Pirelli, que preveem que a sexta-feira será muito difícil para os carros e pneus, como geralmente acontece, seguida por um domingo mais tranquilo.
Analisando os dois trechos de sexta-feira em detalhes, que efetivamente começam no dia anterior com a superespecial, eles têm uma classificação 5 em termos de estresse nos pneus, sendo que o trecho da manhã é condicionado pela escolha para SS1, enquanto a tarde verá uma grande evolução em termos de superfície da estrada. Vale a pena ficar de olho em SS3 e SS4, Lousã e Góis, especialmente em sua segunda passagem (SS6 e SS7), que envolverá um alto nível de desgaste e carga.
Na verdade, sábado também não será um passeio tranquilo, olhando para as especiais 12 a 16, sendo Amarante a mais longa do rally e possivelmente de toda a temporada, com 37,24 quilômetros, além de ser esperado um aumento nas temperaturas durante a tarde, chegando a 25 graus ou mais.
Quanto às especiais de domingo, as etapas 19-21 apresentam sulcos nos últimos oito quilômetros que podem causar problemas para os pilotos.
Vale ressaltar que todas as equipes optaram pela alocação máxima de pneus duros, ou seja, 12 pneus, o que reduz a disponibilidade de pneus macios para 24.
Seção de Perguntas Frequentes (FAQ):
1. Quais são as características do Rally de Portugal este ano?
– Uma das características é a ausência de chuva, tornando as estradas mais desafiadoras devido às rochas emergindo e ao solo arrastado.
2. O que os engenheiros da Pirelli preveem para a sexta-feira do rally?
– Eles preveem que a sexta-feira será muito difícil para os carros e pneus, como geralmente acontece, seguida por um domingo mais tranquilo.
3. Quais trechos do rally apresentam maior estresse nos pneus na sexta-feira?
– Os trechos SS3 e SS4, Lousã e Góis, especialmente em sua segunda passagem (SS6 e SS7), envolvem um alto nível de desgaste e carga nos pneus.
4. Qual especial no sábado é a mais longa do rally?
– A especial Amarante, com 37,24 quilômetros, é a mais longa do rally e possivelmente de toda a temporada.
5. Há alguma dificuldade nas especiais de domingo?
– Sim, as especiais 19-21 apresentam sulcos nos últimos oito quilômetros que podem causar problemas para os pilotos.
Definições de termos:
– Rally: Competição automobilística que acontece em estradas e trilhas off-road.
– Superespecial: Especial curta realizada no dia anterior ao rally principal.
– Estresse nos pneus: Pressão e demanda física colocadas nos pneus durante as especiais.
– Especiais: Trechos cronometrados do rally.
– Alocação máxima de pneus duros: Utilização máxima de pneus resistentes.
– Pneus macios: Pneus com maior aderência, mas menor durabilidade.
Links relacionados sugeridos:
– Site oficial do Rally de Portugal