O CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, voou até Lisboa para se reunir com autoridades do governo português e discutir uma possível participação na TAP Air Portugal, a companhia aérea bandeira da Alemanha. A empresa aérea atualmente é 100% controlada pelo governo português, após ter necessitado de um resgate financeiro no início da pandemia em 2020. O plano inicial era encontrar um comprador privado para a TAP no ano passado, mas um escândalo político envolvendo a empresa frustrou esses planos.
Agora, o governo português está novamente empenhado em encontrar um parceiro estratégico para a TAP, e o Grupo Lufthansa é um dos principais concorrentes para a companhia aérea baseada em Lisboa.
Durante a reunião entre Carsten Spohr e autoridades governamentais, será discutida a possibilidade da Lufthansa adquirir uma participação de 19,9% na TAP Air Portugal. Essa parcela é significativamente menor do que os 51% que o governo português planejava vender da companhia aérea em dificuldades, e outras empresas aéreas europeias, como o Grupo Air France-KLM e possivelmente a IAG (International Airlines Group), também estão demonstrando interesse.
Acredita-se que a IAG, em particular, pode se interessar pela TAP Air Portugal depois de ter abandonado a aquisição planejada da Air Europa de Madrid no mês passado. A IAG chegou à conclusão de que seria quase impossível obter a aprovação dos reguladores antitruste europeus para o negócio.
O Grupo Lufthansa já possui várias companhias aéreas bandeira europeias, incluindo Austrian Airlines, Brussels Airlines e SWISS. No ano passado, Carsten Spohr também firmou um acordo com o governo italiano para adquirir uma participação inicial de 40% na ITA Airways, com sede em Roma.
Em julho, o Grupo Lufthansa superou um obstáculo significativo para finalizar o negócio com a ITA Airways, depois que os reguladores europeus aprovaram a compra com concessões mínimas. A Comissão Europeia anunciou que, sem a participação da Lufthansa, o futuro da ITA Airways permaneceria incerto. No entanto, a empresa alemã estava próxima de desistir do acordo se as concessões exigidas pela UE fossem muito onerosas.
No final, a UE exigiu que a ITA Airways cedesse algumas vagas de decolagem e pouso para voos de curta distância, e a companhia aérea também terá que fazer acordos não especificados com empresas concorrentes em rotas de longo curso.
Perguntas frequentes (FAQs):
1. Qual foi o motivo da visita do CEO da Lufthansa a Lisboa?
O CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, voou até Lisboa para se reunir com autoridades do governo português e discutir uma possível participação na TAP Air Portugal, a companhia aérea bandeira da Alemanha.
2. Por que a TAP Air Portugal está sendo procurada por parceiros estratégicos?
A TAP Air Portugal está sendo procurada por parceiros estratégicos devido à necessidade de encontrar um comprador ou investidor para a companhia aérea, que atualmente é 100% controlada pelo governo português e passou por dificuldades financeiras durante a pandemia.
3. Qual é a participação que a Lufthansa planeja adquirir na TAP Air Portugal?
A Lufthansa planeja adquirir uma participação de 19,9% na TAP Air Portugal.
4. Quais são as outras empresas aéreas que também estão demonstrando interesse na TAP Air Portugal?
Outras empresas aéreas europeias, como o Grupo Air France-KLM e possivelmente a IAG (International Airlines Group), também estão demonstrando interesse na TAP Air Portugal.
5. Por que a IAG pode estar interessada na TAP Air Portugal?
Acredita-se que a IAG possa estar interessada na TAP Air Portugal depois de ter abandonado a aquisição planejada da Air Europa de Madrid, devido à dificuldade de obter aprovação dos reguladores antitruste europeus para o negócio.
6. Quais são as companhias aéreas bandeira europeias que já pertencem ao Grupo Lufthansa?
O Grupo Lufthansa já possui várias companhias aéreas bandeira europeias, incluindo Austrian Airlines, Brussels Airlines e SWISS.
7. Com que empresa aérea italiana a Lufthansa firmou um acordo no ano passado?
No ano passado, Carsten Spohr, CEO da Lufthansa, firmou um acordo com o governo italiano para adquirir uma participação inicial de 40% na ITA Airways, com sede em Roma.
Para mais informações sobre a TAP Air Portugal, visite o site oficial da empresa: TAP Air Portugal
Para obter informações sobre a Lufthansa, visite o site oficial da companhia aérea: Lufthansa
Para informações sobre o Grupo Air France-KLM, visite o site oficial: Grupo Air France-KLM
Para obter informações sobre a IAG (International Airlines Group), visite o site oficial: IAG