Durante a Assembleia Municipal da Covilhã, o responsável pela empresa concessionária de turismo na Serra da Estrela relatou que apresentou o Projeto de Mobilidade ao presidente municipal há um mês e desafiou várias entidades a ajudar a alcançar a intenção declarada. Segundo Artur Costa Pais, a ideia está bem trabalhada e não serão tomadas medidas mais ambiciosas, pois o desenvolvimento de um projeto arquitetônico dessa natureza pode custar mais de um milhão de euros e não deve ser liderado por uma única entidade.
O projeto inclui duas vias de acesso à Torre, partindo de Nave de Santo António, no município da Covilhã, e da Lagoa Comprida, em Seia, duas rotas aéreas que resolverão o problema de acessibilidade à Torre. Artur Costa Pais enfatizou que os investidores interessados são pessoas com experiência comprovada e grande experiência, que já possuem o que ele afirmou ser o maior teleférico da Península Ibérica, em Santander, Espanha, com cinco quilômetros de extensão.
O empresário ressaltou que possuem soluções financeiras, o que é muito importante, e que o projeto não é apenas da Turistrela, mas de toda a Serra da Estrela, apresentando-se como uma solução para resolver o grande problema enfrentado pela região.
O administrador da Turistrela destacou que a maioria dos visitantes sai insatisfeita por não ter estacionamento ou acesso à Torre e enfatizou que não adianta ter um destino se as pessoas que visitam a montanha não forem tratadas adequadamente.
O presidente da Câmara Municipal de Covilhã, Vítor Pereira, respondeu que há um compromisso com o sucesso do projeto, embora reforce a necessidade de diversificar e dar mais rigor em todos os níveis.
Em resposta às críticas do empresário, que apontou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) por não aprovar os projetos, a diretora regional, Fátima Reis, respondeu que a organização não aprova ideias sem projetos ou estudos preliminares, acrescentando que um acordo inicial em termos conceituais havia sido formalizado, mas destacou a necessidade de amadurecer o projeto e mencionar, principalmente, onde serão localizadas as estruturas de apoio.
FAQ: Perguntas frequentes
1. Qual foi o projeto apresentado pelo responsável da empresa concessionária de turismo na Serra da Estrela?
O projeto apresentado inclui duas vias de acesso à Torre, partindo de Nave de Santo António e da Lagoa Comprida.
2. Quem são os investidores interessados no projeto?
Os investidores interessados são pessoas com experiência comprovada e grande experiência, que já possuem um teleférico em Santander, Espanha.
3. Por que o projeto não deve ser liderado por uma única entidade?
O desenvolvimento do projeto arquitetônico pode custar mais de um milhão de euros, por isso é importante envolver várias entidades para compartilhar os custos e responsabilidades.
4. Quais são os problemas de acessibilidade enfrentados pela região?
Muitos visitantes enfrentam problemas de estacionamento e acesso à Torre.
5. O que foi mencionado sobre a aprovação dos projetos pelo ICNF?
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) não aprova ideias sem projetos ou estudos preliminares. Um acordo conceitual foi formalizado, mas é necessário amadurecer o projeto e definir as localizações das estruturas de apoio.
Definições:
– Serra da Estrela: uma região montanhosa em Portugal, conhecida como um importante destino turístico.
– Teleférico: uma espécie de sistema de transporte em que cabines ou gôndolas são transportadas por cabos suspensos.
Links relacionados:
– www.covilha.pt
– www.icnf.pt