A manhã de sábado. Apenas depois das sete, enquanto os carros saem do serviço para as etapas, alguns dos maiores nomes do Campeonato Mundial de Rally dirigem-se para o Parque de Exposições do Norte de Portugal. É hora de conversar. Sim, já foram feitas muitas conversas, mas sábado foi sobre um bate-papo mais focado. O Promotor do WRC tinha algo a dizer. Um plano para compartilhar. Ao ouvir sobre esse plano uma semana antes de Portugal, procurei um convite em Munique. Não desta vez. Apenas partes interessadas. Tudo bem. Apenas bom saber que as conversas certas estão realmente começando a ganhar velocidade. Estamos a 29 dias da confirmação do futuro imediato do WRC. E apenas a 256 dias de distância da implementação dessas regras na linha de partida da primeira etapa da temporada de 2025. Nem mesmo um dia de abertura frenético em Portugal foi capaz de desviar a conversa ao deslizar do sexta-feira para o sábado. O que o promotor apresentaria aos interessados? Haveria indícios de revolução no ar?
Matosinhos estava agitada com reuniões e fóruns discutindo o futuro do WRC. O fórum Beyond Rally foi uma discussão aberta. Mas as verdadeiras jogadas estavam sendo feitas atrás de portas fechadas. Em última análise, não. Mas uma evolução rápida também funciona. À medida que a reunião terminava, chamadas eram disparadas em todas as direções. E a inteligência começou a fluir. A América está sendo pressionada. O promotor está trabalhando mais duro do que nunca – e sempre esteve comprometido com essa causa – para trazer o WRC para os Estados Unidos pela primeira vez desde 1988. Isso é ótimo. Somos uma organização de mídia global, mas estamos muito firmemente enraizados no belo Noroeste do Pacífico – e 38 anos serão tempo suficiente entre as etapas do WRC. Portanto, 2026 é o plano. Mas meio que já sabíamos disso. O que mais? Com o produto ao vivo fixado através do All Live, é hora de entregar um produto ao vivo real – como colocar os fãs novamente ao lado do parque de serviço e das etapas. E depois de tê-los de volta onde pertencem, eles vão mantê-los melhor informados com um aumento no conteúdo social. Opinião após a reunião? Como o promotor relatou, foi geralmente positiva. Há uma compreensão de que o WRC precisa se unir. Independentemente do que sair em 11 de junho, é hora de acelerar o entendimento global do quão incrível é o rallly. Kalle está fora. Desculpe? Rovanperä. Ele bateu. Oh. Solberg também. No mesmo lugar, mais ou menos algumas curvas. Reunião concluída. Falando sobre a reunião concluída. A DirtFish fez o que sabe fazer. O Toyota GR Yaris Rally1 #69 foi rastreado e encontrado. Localizações foram enviadas. Os times estão na estrada em busca de uma história diferente em uma manhã de sábado.
Isso foi estranho. Depois de um dia de trocar décimos durante todo o dia na sexta-feira, o campeão mundial saiu da cama e destruiu a concorrência na abertura do fim de semana. Depois da primeira etapa de sábado, ele parecia completamente tranquilo. Sem momentos de tensão. Apenas ritmo. Puro ritmo. Foi o mesmo em Montim, até que ele colidiu com uma curva à direita por cima de um morro. Fazer mais uma meia-volta não ajudaria, as árvores estavam esperando por ele. Elas o levaram. O finlandês estava perplexo. Um pouco. Ele disse para a DirtFish: “Não tivemos nenhum momento antes disso. Conversamos com Jonne [Halttunen, co-piloto] que quando tudo parece bom, e o carro está bom, o ritmo como o que fizemos de manhã não parece muito arriscado. “Antes disso, nada, apenas uma freada que eu errei”. Não estamos em território completamente desconhecido aqui. A Finlândia no ano passado, quando tinha 22 anos, ele estava muito confortável, falando com a DirtFish sobre as qualidades das barras de chocolate Tupla enquanto tirava pedaços de seus rivais. No próximo minuto ele e Jonne Halttunen estavam capotando pela floresta.
Iniciando a etapa às 0931 de sábado, dois minutos depois do líder geral, Oliver Solberg foi o primeiro a chegar ao local. O primeiro a encontrar os finlandeses acenando para eles, Rovanperä ainda com o olhar um tanto perplexo de alguém tentando entender os últimos 60 segundos de sua existência terrena. Sua mente foi desviada de sua própria situação pelo som de um Škoda deslizando e batendo no barranco antes de mais metal ser amassado enquanto o Fabia capotava. Pela segunda vez consecutiva, Ogier estava perfeitamente colocado. Pela segunda vez consecutiva… Isso soa injusto para o oito vezes campeão. Independentemente de Rovanperä estar exagerando ou não, era o Yaris encostado em uma árvore logo após as nove e meia. A precisão implacável e velocidade de Ogier o tornaram campeão na Croácia há três semanas. Foi a mesma história em Matosinhos no fim de semana passado. Parabéns a ele. E parabéns também a Ott Tänak. O estoniano sente que poderia ter vencido se não fosse por um furo no pneu. Quem sabe? No final das contas, Ogier teve vantagem durante todo o evento, mas é ótimo ver o piloto da Hyundai se sentir mais confortável com o i20 N Rally1 – e acumulando pontos nos domingos para desafiar um campeonato que está genuinamente ganhando vida agora. A luta absurda da sexta-feira, o drama da manhã de sábado e uma aula magistral de um piloto ainda no auge de seu jogo combinaram-se para oferecer ao promotor muito sobre o que conversar.
Seção de Perguntas Frequentes (FAQ):
1. O que foi discutido durante as reuniões sobre o futuro do WRC?
– Durante as reuniões, foi discutida a evolução do WRC e possíveis planos para trazer o campeonato para os Estados Unidos pela primeira vez desde 1988. Também foi discutido o aumento do conteúdo social para manter os fãs melhor informados.
2. Qual é o objetivo do promotor do WRC para a temporada de 2025?
– O objetivo do promotor do WRC é implementar as novas regras discutidas durante as reuniões na primeira etapa da temporada de 2025.
3. O que aconteceu durante a primeira etapa de sábado do rally em Portugal?
– Durante a primeira etapa de sábado, o campeão mundial sofreu um acidente e acabou colidindo com uma curva à direita. Isso o levou a abandonar a competição.
4. Qual foi a reação do piloto finlandês ao acidente?
– O piloto finlandês ficou perplexo com o acidente e disse que não teve nenhum momento de tensão antes disso. Ele admitiu que errou em uma freada antes da colisão.
5. Quem venceu o rally em Portugal?
– O piloto francês Sébastien Ogier venceu o rally em Portugal, mostrando precisão e velocidade durante todo o evento.
6. Quais foram os resultados significativos para o piloto estoniano Ott Tänak?
– O piloto estoniano Ott Tänak teve um furo no pneu que o impediu de vencer o rally em Portugal. No entanto, ele conseguiu acumular pontos importantes para o campeonato.
Links relacionados sugeridos:
– World Rally Championship