A História Desconhecida do Convento de Nossa Senhora da Esperança de Portimão

À beira de comemorar cinco séculos de construção e mais de um século de negligência e decadência, Miguel Côrte-Real, Rita Cerático Pereira e Nuno Campos Inácio colaboraram para revelar a história não contada do fundador, da estrutura e da comunidade franciscana do Convento de Nossa Senhora da Esperança em Portimão.

Através da prosa do medievalista Miguel Côrte-Real, a imagem etérea do fundador do convento, Simão Correia, adquire os contornos da realidade em uma biografia genealógica familiar e contextualização inédita. A escrita revela a vida e o trabalho do famoso Capitão de Azamor, que tinha conexões com famílias notáveis do Barlavento (Algarve) e apresenta documentos que enriquecem significativamente a história do convento, de Portimão, do Algarve e da Ordem Franciscana.

A premiada arquiteta Rita Cerático Pereira, agraciada com uma menção honrosa pelo Prêmio Nacional de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, realizou um estudo notável do Convento e seus arredores. Neste livro, ela demonstra plenamente que a deterioração desse patrimônio pode ser revertida, mostrando como um espaço abandonado e em ruínas pode contribuir para um novo ponto focal urbano e cultural entre a área ribeirinha de Portimão e a Praia da Rocha.

O pesquisador Nuno Campos Inácio apresenta uma lista de documentos inéditos sobre a comunidade, incluindo uma lista dos frades que viveram no convento, os foros e o patrimônio desta comunidade franciscana, a lista de indivíduos sepultados no convento e a lista de livros que compunham sua biblioteca.

Enquanto Portimão celebra seu centenário como cidade, os autores mantêm a esperança de que este trabalho contribua para a valorização, salvaguarda e recuperação do único edifício notável do século XVI que sobrevive na cidade.

A editora do livro, Arandis Editora, lançou uma campanha de pré-venda com preço promocional (€25 em vez de €30), disponível online aqui.

Perguntas Frequentes:

1. Quem são os colaboradores deste livro?
Os colaboradores deste livro são Miguel Côrte-Real, Rita Cerático Pereira e Nuno Campos Inácio.

2. Qual é o objetivo principal do livro?
O objetivo principal do livro é revelar a história não contada do fundador, da estrutura e da comunidade franciscana do Convento de Nossa Senhora da Esperança em Portimão.

3. O que é apresentado na biografia genealógica de Simão Correia?
A biografia genealógica de Simão Correia revela a vida e o trabalho do famoso Capitão de Azamor, que tinha conexões com famílias notáveis do Barlavento (Algarve). Além disso, são apresentados documentos que enriquecem a história do convento, de Portimão, do Algarve e da Ordem Franciscana.

4. O que é abordado no estudo realizado por Rita Cerático Pereira?
Rita Cerático Pereira realizou um estudo sobre o Convento e seus arredores, demonstrando que a deterioração do patrimônio pode ser revertida. Ela mostra como um espaço abandonado e em ruínas pode contribuir para um novo ponto focal urbano e cultural entre a área ribeirinha de Portimão e a Praia da Rocha.

5. Quais são os documentos inéditos apresentados por Nuno Campos Inácio?
Nuno Campos Inácio apresenta uma lista de documentos inéditos sobre a comunidade franciscana, incluindo uma lista dos frades que viveram no convento, os foros e o patrimônio desta comunidade, a lista de indivíduos sepultados no convento e a lista de livros que compunham sua biblioteca.

Links Relacionados:
Arandis Editora (editora do livro)

ByJohn Washington

John Washington é um escritor de tecnologia experiente e especialista em fintech, conhecido por sua análise perspicaz sobre as interseções entre finanças e inovação. Ele obteve seu diploma de Bacharel em Tecnologia da Informação na Universidade do Sul da Califórnia, onde desenvolveu uma paixão por tecnologias emergentes e seu potencial para remodelar o cenário financeiro. A experiência profissional de John inclui um período significativo no Highridge Financial Group, onde desempenhou um papel fundamental na definição de sua estratégia de liderança de pensamento. Seus artigos, que aparecem em publicações financeiras proeminentes, exploram as implicações da blockchain, inteligência artificial e moedas digitais. O compromisso de John em educar seus leitores impulsiona sua missão de desmistificar avanços tecnológicos complexos e suas aplicações dentro do setor de fintech.