Buscando uma Nova Vida em Portugal: Mais do que Clima e Custo de Vida

As razões para a mudança de Alfreda Chandler estão bem aqui, no quarteirão de sua nova casa, no bairro de Areeiro, em Lisboa. O passeio banhado pelo sol, com apartamentos e restaurantes, ainda é considerado uma seção autenticamente “local” desta cidade cada vez mais global. Em frente ao seu prédio rosa, há uma barraca de frutas sombreada por um pórtico de pedra. Ao lado, há um café com uma irresistível exposição de doces. A um quarteirão de distância, há um transporte fácil para o centro da cidade. Mas, para a Sra. Chandler, mais importante do que essa urbanidade pitoresca da Europa é que em Areeiro, ela conversa com muito mais vizinhos do que jamais conversou na periferia de Indiana.

Por que escrevemos isso?
Uma história focada em Portugal está ganhando popularidade entre os cidadãos dos Estados Unidos que procuram se mudar para o exterior. As razões incluem as esperadas, como clima e custo de vida, bem como aquelas que apontam para as necessidades mais profundas das pessoas ao tentarem construir uma boa vida.

“Todo mundo conhece todo mundo aqui”, diz ela, sentada em uma mesa ao ar livre em seu café local. “Viver sozinho em uma casa grande é isolante”. Como que por acaso, uma pedestre que passava pela calçada a nota, exclama, corre até ela para um abraço e encoraja a Sra. Chandler a continuar praticando seu português. “Viu?” ela diz com um sorriso.

Nos últimos anos, Portugal tem liderado a lista de “destinos quentes” para os cidadãos norte-americanos que desejam se mudar para o exterior, seja para aposentadoria, trabalho remoto ou simplesmente uma mudança de estilo de vida. Embora os americanos representem apenas uma pequena porcentagem dos estrangeiros que vivem neste país, o número cresceu para cerca de 10.000 cidadãos dos EUA em 2022, um aumento de 239% em relação a 2017, de acordo com dados governamentais.

As explicações populares para esse aumento geralmente se concentram no baixo custo de vida de Portugal, além do clima temperado, vistos benéficos e baixa taxa de criminalidade. Mas, para a Sra. Chandler e outros americanos que vivem nesta cidade de meio milhão de habitantes, o apelo de Portugal vai além disso.

O Monitor conversou com americanos que vivem em toda Lisboa no último ano, bem como com alguns interessados em se mudar para Portugal. Repetidamente, as conversas desviaram para o conforto da comunidade, o apelo de uma cultura com menos foco no consumo e na “produtividade” e mais liberdade em relação aos problemas de racismo, violência armada e divisões políticas tóxicas.

Alguns comentaristas se concentraram nesses pontos, descrevendo o crescente número de americanos que vivem no exterior na Europa e em outros lugares como um movimento “refugiado”. “O sonho americano está morto?”, perguntou o Daily Mail em um artigo sobre expatriados dos EUA. “O número de pessoas que procuram escapar da violência e das tensões políticas nos Estados Unidos é pequeno, mas está aumentando”, declarou o The Economist.

Mas, em conversas por toda a cidade, poucos americanos estavam dispostos a dizer que seu novo país é melhor do que sua terra natal. É apenas diferente – de uma maneira que lança luz não apenas sobre algumas das necessidades mais profundas da psique americana, mas também sobre o que significa construir uma boa vida, não importa onde se viva.

FAQs:

1. Por que Portugal está se tornando um destino popular para os americanos que procuram se mudar para o exterior?
Portugal tem se tornado um destino popular para os americanos que procuram se mudar para o exterior devido a razões como baixo custo de vida, clima temperado, vistos benéficos e baixa taxa de criminalidade. Além disso, muitos americanos mencionam o conforto da comunidade, a cultura com menos foco no consumo e na “produtividade” e a liberdade em relação aos problemas de racismo, violência armada e divisões políticas tóxicas como principais motivos.

2. Quantos cidadãos dos EUA vivem em Portugal e como esse número tem crescido?
De acordo com dados governamentais, cerca de 10.000 cidadãos dos EUA viviam em Portugal em 2022, um aumento de 239% em relação a 2017.

3. Como os americanos estão se adaptando à vida em Portugal?
Os americanos que vivem em Portugal mencionam que o país proporciona um ambiente acolhedor, onde as pessoas se conhecem e há uma forte sensação de comunidade. Além disso, eles apreciam uma cultura com menos foco no consumo e na “produtividade” e uma maior liberdade em relação a questões sociais complexas.

4. Como a vida em Portugal difere da vida nos Estados Unidos para os americanos expatriados?
Os americanos que vivem em Portugal destacam que a vida no país é apenas diferente, não necessariamente melhor ou pior do que nos Estados Unidos. Eles mencionam que essa experiência lança luz sobre algumas das necessidades mais profundas da psique americana e permite a construção de uma boa vida, independentemente de onde se esteja.

Definitions:

– Areeiro: Um bairro em Lisboa, Portugal.
– Cidadãos norte-americanos: Indivíduos que possuem nacionalidade americana.
– Cultura: O conjunto de conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes, hábitos e valores de uma sociedade.
– Expatriados: Pessoas que vivem fora de seu país de origem.
– Urbanidade: Característica ou qualidade de ser urbano, relacionado ao ambiente urbano.

Related Links:

visitportugal.com: Site oficial de turismo de Portugal.
portugal.gov.pt: Site do governo de Portugal com informações sobre o país, serviços públicos e políticas governamentais.

BySeweryn Dominsky

Seweryn Dominsky é um escritor experiente e líder de pensamento nas áreas de novas tecnologias e fintech. Ele possui um mestrado em Tecnologia Financeira pela prestigiada Jetson School of Business, onde desenvolveu uma compreensão profunda da interseção entre finanças e tecnologia inovadora. Com mais de uma década de experiência na indústria, Seweryn contribuiu para várias publicações e plataformas, compartilhando insights sobre o impacto transformador das finanças digitais. Ele atuou anteriormente como analista principal na Techlynx Corp., onde se especializou em tendências emergentes de tecnologia e suas aplicações nos serviços financeiros. As habilidades analíticas aguçadas de Seweryn e sua paixão pela tecnologia continuam a inspirar sua escrita, tornando-o uma voz confiável na comunidade fintech.