Obras na Linha da Beira Alta e Corredor Internacional Sul concluídas este ano

Miguel Cruz revelou que as obras na Linha da Beira Alta e no Corredor Internacional Sul serão concluídas este ano, mantendo assim o prazo original estabelecido pelo programa Ferrovia 2020. Ao contrário do que havia sido especulado, nenhuma verba comunitária foi perdida durante a execução do projeto.

“Ferrovia 2020 encerrou o ano de 2023 com aproximadamente 90% de conclusão, mas é importante lembrar que já havíamos decidido remover alguns projetos há algum tempo, por diferentes razões. Além dos atrasos, a decisão de maximizar o uso dos fundos comunitários levou à inclusão de alguns investimentos no programa para 2030. Ao longo do tempo, também acrescentamos alguns investimentos complementares ao Ferrovia 2020, mas os mais visíveis serão concluídos em 2024. Este é o caso da Linha da Beira Alta e do Corredor Internacional Sul. Um dos projetos no Corredor Internacional está um pouco atrasado, e é nesse ponto que estamos focados atualmente”, afirma Miguel Cruz.

O responsável também revelou que a estimativa do valor a ser pago em expropriações para a construção da linha de alta velocidade não deve ultrapassar os 250 milhões de euros. Quanto ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), ele assegurou que todos os marcos e prazos estão sendo cumpridos, e que todas as licitações lançadas foram vencidas por empresas portuguesas. No total, a IP (Infraestruturas de Portugal) possui 463 milhões de euros destinados a 27 projetos rodoviários e 49 milhões para obras ferroviárias.

FAQ:

1. Quais obras serão concluídas este ano?
As obras na Linha da Beira Alta e no Corredor Internacional Sul serão concluídas este ano, de acordo com Miguel Cruz.

2. Qual é o progresso do programa Ferrovia 2020?
O programa Ferrovia 2020 encerrou o ano de 2023 com aproximadamente 90% de conclusão.

3. Houve perda de verba comunitária durante a execução do projeto?
Não, nenhuma verba comunitária foi perdida durante a execução do projeto.

4. Qual é a estimativa do valor a ser pago em expropriações para a construção da linha de alta velocidade?
A estimativa é de que o valor a ser pago em expropriações não ultrapasse os 250 milhões de euros.

5. Quais projetos estão incluídos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)?
O PRR inclui 27 projetos rodoviários e obras ferroviárias.

Definitions:

– Linha da Beira Alta: Uma linha ferroviária em Portugal que liga a cidade da Guarda a Vilar Formoso, na fronteira com Espanha.
– Corredor Internacional Sul: Uma rota ferroviária que conecta o Porto de Sines, em Portugal, com a fronteira com Espanha, permitindo o transporte de mercadorias.

Related links:

Website do programa Ferrovia 2020
Website do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

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ByKarol Smith

Karol Smith é uma autora distinta e líder de pensamento nas áreas de novas tecnologias e tecnologia financeira (fintech). Com um mestrado em Inovação Empresarial pela prestigiada Universidade de Nova York, Karol combina uma sólida base educacional com ampla experiência na indústria. Na última década, ela desempenhou um papel fundamental na FinLink Solutions, onde contribuiu para projetos transformadores que conectam tecnologia e finanças. As análises e pesquisas perspicazes de Karol foram apresentadas em numerosas publicações renomadas, estabelecendo-a como uma voz confiável no panorama em rápida evolução das finanças impulsionadas pela tecnologia. Através de sua escrita, ela busca desmistificar conceitos complexos, tornando-os acessíveis tanto a profissionais da indústria quanto a leitores em geral.