Portugal: Trabalhos Iniciados para a Construção de um Corredor de Alta Velocidade entre Lisboa e Porto

Foi anunciado o início dos trabalhos para a construção de um corredor de alta velocidade entre Lisboa e Porto, com a realização dos primeiros concursos para a seção inicial do projeto. A primeira etapa abrange o trecho entre Porto e Oiã, próximo a Aveiro. A Infraestruturas de Portugal, responsável pela infraestrutura, realizou uma cerimônia em sua sede em Almada no dia 12 de janeiro, com a presença do Primeiro-Ministro António Costa e membros do conselho da IP e da operadora Comboios de Portugal.

O programa de alta velocidade Porto – Lisboa será entregue em três fases. A primeira fase cobrirá os primeiros 143 km entre Porto e Soure, com custo estimado de €3,7 bilhões, incluindo €729 milhões provenientes do Fundo de Conectividade da União Europeia. Essa fase será dividida em dois lotes, sendo que o trecho de 71 km entre Porto e Oiã terá um custo estimado de €1,9 bilhão, enquanto os 72 km entre Aveiro e Soure terão um custo de €1,7 bilhão.

Ao lado norte, a linha atenderá Porto Campanhã e o distrito de Vila Nova de Gaia, com uma estação subterrânea em Santo Ovídio conectada à rede de metrô leve do Metro do Porto. As estações de Aveiro e Coimbra na linha principal norte-sul existente também serão reestruturadas para permitir a parada de trens de alta velocidade. Está prevista a construção de um trecho de 17 km ligando Aveiro ao novo traçado em Canelas. Além disso, uma nova ponte rodoviária e ferroviária será construída entre Porto e Gaia.

De acordo com os planos atuais, a primeira seção da nova linha deve ser concluída até 2028, reduzindo o tempo de viagem entre as duas maiores cidades do país para menos de 2 horas. A segunda fase, entre Soure e Carregado, perto de Lisboa, tem um custo estimado de €1,5 bilhão e conclusão prevista para o final de 2030. Essa fase também incluirá a quadruplicação da ferrovia existente entre Castanheira do Ribatejo e Alverca. A terceira fase da linha de alta velocidade será desenvolvida entre Carregado e Lisboa após 2030, reduzindo o tempo de viagem entre Porto e Lisboa para 1 hora e 15 minutos. O investimento total estimado é de €4,5 bilhões.

O corredor de alta velocidade será construído com bitola larga de 1.668 mm, de acordo com os padrões da Península Ibérica. Ao todo, a rota planejada terá 290 km de extensão e está sendo projetada para operar a velocidades de até 300 km/h. O desenvolvimento desse novo traçado é impulsionado principalmente pelas restrições de capacidade da linha existente, que é utilizada por 90% dos trens de carga em Portugal e por cerca de 50% dos serviços de passageiros da CP entre Porto Campanhã e Lisboa Oriente. A IP afirma que o projeto possibilitará uma mudança modal equivalente a uma redução de 5,1 milhões de toneladas de emissões de carbono até 2060.

O primeiro lote da fase 1, entre Porto e Oiã, já recebeu aprovação do Instituto do Ambiente de Portugal. Segundo a IP, está previsto um modelo de concessão de PPP (Parceria Público-Privada); cinco consórcios internacionais já demonstraram interesse e as propostas formais devem ser apresentadas até 13 de junho. O licitante vencedor será responsável pelo planejamento, projeto, financiamento, construção e manutenção da ferrovia, sob uma concessão de 30 anos. Durante esse período, a concessionária terá cinco anos para a construção e vinte e cinco anos para a operação da nova infraestrutura. Após esse período, os ativos reverterão para a propriedade do governo.

Perguntas Frequentes (FAQs):

1. Qual o objetivo do corredor de alta velocidade entre Lisboa e Porto?
O objetivo do corredor de alta velocidade é reduzir o tempo de viagem entre Lisboa e Porto para menos de 2 horas.

2. Quais são as fases de entrega do programa de alta velocidade Porto-Lisboa?
O programa será entregue em três fases. A primeira fase cobrirá os primeiros 143 km entre Porto e Soure, a segunda fase será entre Soure e Carregado, e a terceira fase será entre Carregado e Lisboa.

3. Como está dividida a primeira fase do corredor de alta velocidade?
A primeira fase está dividida em dois lotes. O trecho entre Porto e Oiã tem um custo estimado de €1,9 bilhão, enquanto o trecho entre Aveiro e Soure tem um custo estimado de €1,7 bilhão.

4. Quais serão as paradas de trem de alta velocidade ao longo do corredor?
O corredor terá paradas em Porto Campanhã, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Coimbra, e outras estações ao longo da rota.

5. Em qual ano está prevista a conclusão da primeira seção da nova linha?
A primeira seção da nova linha está prevista para ser concluída até 2028.

6. Qual a velocidade de operação planejada para o corredor de alta velocidade?
O corredor de alta velocidade está sendo projetado para operar a velocidades de até 300 km/h.

Definições de termos-chave:

– Corredor de alta velocidade: Uma via férrea projetada para permitir a operação de trens em alta velocidade, geralmente com velocidades acima dos padrões convencionais.
– Concessão de PPP (Parceria Público-Privada): Um modelo de negócio em que o setor público e o setor privado se unem para financiar, construir e operar uma infraestrutura em conjunto.

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BySeweryn Dominsky

Seweryn Dominsky é um escritor experiente e líder de pensamento nas áreas de novas tecnologias e fintech. Ele possui um mestrado em Tecnologia Financeira pela prestigiada Jetson School of Business, onde desenvolveu uma compreensão profunda da interseção entre finanças e tecnologia inovadora. Com mais de uma década de experiência na indústria, Seweryn contribuiu para várias publicações e plataformas, compartilhando insights sobre o impacto transformador das finanças digitais. Ele atuou anteriormente como analista principal na Techlynx Corp., onde se especializou em tendências emergentes de tecnologia e suas aplicações nos serviços financeiros. As habilidades analíticas aguçadas de Seweryn e sua paixão pela tecnologia continuam a inspirar sua escrita, tornando-o uma voz confiável na comunidade fintech.