Toyota Driver Katsuta Leads Rally Portugal

O piloto da Toyota, Katsuta, começou em sexto lugar na estrada e produziu um ritmo forte e consistente nas quatro etapas da manhã de sexta-feira para obter uma vantagem de 2,9s sobre Neuville na zona de troca de pneus ao meio-dia.
O atual campeão mundial, Kalle Rovanpera, conseguiu pilotar um Toyota desequilibrado e estava em terceiro lugar, 3,3s atrás, à frente de Ott Tanak, da Hyundai, [+4,1] e Sebastien Ogier, da Toyota [+7,5s], que também lutaram contra a falta de confiança ao volante.
Dani Sordo venceu duas etapas e ocupou o sexto lugar [+9,1s], à frente de Adrien Fourmaux, da M-Sport, o aspirante ao título Elfyn Evans [+17,5s], Gregoire Munster [+1m26,5s] e o concorrente do WRC2, Oliver Solberg [+1m40,7s], que fecharam os dez primeiros.
As equipes foram recebidas por condições muito mais úmidas do que o esperado na primeira etapa do dia [Mortagua, 18,15km], o que beneficiou os corredores mais cedo.
Neuville, que abriu caminho, ditou o ritmo com um tempo de referência que permaneceu até Katsuta conseguir uma corrida impressionante para superar o belga por 1,2s e vencer a etapa, o que foi uma surpresa para o piloto da Toyota.
“Para ser honesto, senti uma sensação ruim no carro, então não esperava que fosse bom. Preciso mudar um pouco meu estilo e houve algumas surpresas na etapa”, disse Katsuta, que subiu para a segunda colocação, 0,8s atrás do líder do rali, Neuville.
Tanak obteve o terceiro melhor tempo, 2,1s atrás e 0,9s mais lento que Neuville. No entanto, o estoniano não estava satisfeito ao volante de seu i20 N.

“Estou tendo dificuldades em trabalhar no carro, mas vou tentar. Não é um bom momento, estamos perdendo. Não há nada positivo”, disse Tanak.
Evans também enfrentou dificuldades de confiança com a dianteira de seu Toyota ao chegar ao fim da etapa, com um atraso de 3,9s em relação ao ritmo.
Fourmaux, da M-Sport, que arriscou ao levar apenas um pneu reserva, e o favorito do rali, Rovanpera, alcançaram um tempo idêntico, perdendo 5,7s.
Ogier, competindo em seu primeiro evento em terra desde o Acropolis no ano passado, admitiu “não estar realmente no ritmo” e o francês só conseguiu o sétimo melhor tempo, à frente de Sordo, da Hyundai.
A etapa foi interrompida por capotamentos dos pilotos do WRC2, Pepe Lopez e Yuki Yamamoto.
O efeito de limpeza do asfalto entrou em vigor na terceira etapa [Lousa, 12,28km], que estava muito mais seca e técnica do que o teste anterior.
Sordo teve as melhores condições de pista e, combinado com uma condução impressionante, o espanhol brilhou nas telas de cronometragem com um tempo 3,2s mais rápido do que Rovanpera, o que foi suficiente para vencer a etapa.
“A primeira etapa foi realmente ruim para mim, foi um caso de voltar ou ficar em casa”, disse Sordo.
Rovanpera continuava lutando com seu GR Yaris e já estava focado em encontrar melhorias para a etapa da tarde.
Tanak conseguiu chegar em terceiro lugar no tempo mais rápido, apesar dos efeitos da limpeza da pista, superando Katsuta por 0,6s. Katsuta revelou que cometeu um erro no início do teste que lhe custou tempo, mas isso não o impediu de assumir a liderança geral.
Evans encontrou melhorias na dianteira de seu carro e conseguiu perder apenas 5,4s considerando sua posição na estrada. Ele foi mais rápido que Ogier [+7.0s] e o rival Neuville, que enfrentou as condições mais difíceis.
Motivado por sua vitória na etapa, Sordo mais uma vez se destacou na quarta etapa [Gois, 14,30km]. O piloto da Hyundai conseguiu superar Rovanpera pela segunda vez consecutiva, desta vez por 1,8s, para garantir a vitória da etapa e subir para a quinta posição geral.
“Posso fazer essas duas etapas o dia todo. Estou feliz com o carro, honestamente, na primeira etapa, fui eu”, disse Sordo. “O carro está ótimo, tenho um bom feeling. Parabéns aos caras da Hyundai.”
Rovanpera conseguiu subir para o terceiro lugar geral, à frente de Neuville, mas ainda estava perplexo com seu ritmo, declarando: “Estava melhor nessas condições, não sei por quê, mas estávamos lutando com o equilíbrio do carro. Havia bastante subesterço.”
Ele não foi o único piloto da Toyota sofrendo, já que Evans relatou problemas para girar seu carro, enquanto Ogier disse que seu carro estava “muito preguiçoso”. A dupla conseguiu tempos que foram bons o suficiente para o oitavo e quarto lugares, respectivamente. A perda de tempo de 8,6s para Evans fez com que o galês caísse três posições, ficando em oitavo lugar.
Em comparação, Neuville, que começou na liderança do rali à frente de Evans, foi 2,4s mais rápido do que seu rival, apesar dos problemas com os pneus.
Na frente do pelotão, Katsuta foi 0,4s mais rápido que Tanak, aumentando sua liderança para 1,9s.
A última etapa do loop testemunhou uma performance inspiradora de Neuville, que decidiu colocar quatro pneus macios em condições extremamente quentes. Um desempenho comprometido resultou em uma vitória de etapa, 2,2s mais rápido que Rovanpera, que levou o belga da quarta para a segunda posição geral.
Katsuta manteve sua liderança no rali depois de registrar um tempo apenas 0,1s mais lento, enquanto Ogier se saiu admiravelmente sem um sistema de intercomunicação, perdendo apenas 3,0s. A sequência de bons desempenhos de Sordo foi interrompida por um problema híbrido que lhe custou uma posição, tendo obtido o sexto tempo mais rápido atrás do companheiro de equipe Tanak. Evans, cujas dificuldades de pilotagem continuaram, cedeu mais 7,3s.
As equipes farão uma parada para troca de pneus antes de repetir as quatro etapas nesta tarde.

Perguntas frequentes:

1. Quem está liderando o rali?
Katsuta, piloto da Toyota, está liderando o rali.

2. Quem está em segundo lugar?
Neuville está em segundo lugar.

3. Quais pilotos estão enfrentando dificuldades com seus carros?
Rovanpera, Tanak, Evans e Ogier estão enfrentando dificuldades com seus carros.

4. Qual piloto venceu a primeira etapa?
Katsuta venceu a primeira etapa.

5. Quem venceu a segunda etapa?
Sordo venceu a segunda etapa.

6. Qual piloto venceu a terceira etapa?
Neuville venceu a terceira etapa.

7. Quem venceu a quarta etapa?
Sordo venceu a quarta etapa.

8. Qual piloto está em terceiro lugar geral?
Rovanpera está em terceiro lugar geral.

Definições:

– Dianteira: Parte frontal do carro.
– Subesterço: Situação em que o carro não gira tanto quanto o motorista deseja nas curvas.
– Loop: Conjunto de etapas que são repetidas.

Links relacionados sugeridos:
Toyota
Hyundai
M-Sport

ByMariusz Lewandowski

Mariusz Lewandowski é uma voz autoritária nos campos das novas tecnologias e fintech. Ele possui um mestrado em Tecnologia Financeira pela reconhecida Universidade de Bucareste, onde desenvolveu uma compreensão aguçada da interseção entre finanças e inovação tecnológica. Com mais de uma década de experiência na indústria, Mariusz ocupou cargos fundamentais na Zephyr Innovations, onde contribuiu para o desenvolvimento de soluções financeiras de ponta que capacitam empresas na era digital. Seus insights foram apresentados em várias publicações respeitáveis, e ele é um palestrante requisitado em conferências ao redor do mundo, apaixonado por guiar o público através do cenário em rápida evolução das finanças e tecnologia modernas.