Um “solução temporária” é necessária para manter a ligação aérea Bragança-Portimão em funcionamento

A ligação aérea Bragança-Portimão será encerrada em 28 de fevereiro, a menos que a operadora Sevenair e o governo português consigam encontrar uma “solução temporária” para mantê-la em funcionamento, anunciou o grupo hoje.

O contrato de concessão atual, que tem duração de quatro anos e conecta Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão, termina em 28 de fevereiro. No entanto, somente ontem (07 de fevereiro) o governo autorizou um gasto de €13,5 milhões para uma nova concessão, a ser escolhida por meio de um concurso público, um processo que pode levar vários meses.

Carlos Amaro, representante legal do Grupo Sevenair, afirmou à Lusa que a empresa está “disponível, como sempre esteve”, para encontrar uma solução intermediária – até a entrada em vigor da futura concessão.

Embora o grupo esteja em contato com o governo, “não há proposta nem nada concreto” acordado entre ambos. A incerteza em relação ao futuro da ligação aérea já levou a Sevenair a cancelar a venda de passagens para datas após 28 de fevereiro.

Em comunicado enviado hoje à Lusa, o gabinete do Secretário de Estado dos Transportes afirmou que “o governo está trabalhando para garantir que a rota Bragança/Vila Real/Viseu/Cascais/Portimão não seja interrompida”.

A declaração acrescenta que a ligação aérea “constitui um fator de desenvolvimento econômico e social”, ajudando a “promover a coesão territorial” e aproximando as populações dos “principais centros de negócios, educação e lazer”.

“Até que um acordo seja alcançado, no entanto, a ligação aérea permanece em risco de fechar, o que poderia colocar cerca de 80 empregos em risco”, afirmou o representante da Sevenair, acrescentando que isso também poderia levar a uma “greve dos trabalhadores em terra” devido à incerteza sobre seus empregos.

Mesmo acreditando que a próxima concessão de quatro anos entrará em vigor em outubro – daqui a oito meses – é considerado um cenário “muito otimista”, destacou Carlos Amaro.

Por Michael Bruxo
[email protected]

FAQ

1. Quando será encerrada a ligação aérea Bragança-Portimão?
A ligação aérea Bragança-Portimão será encerrada em 28 de fevereiro.

2. Por que a ligação aérea está sendo encerrada?
O contrato de concessão atual, que conecta Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão, termina em 28 de fevereiro e ainda não foi realizada uma nova concessão.

3. Existe a possibilidade de uma solução temporária para manter a ligação aérea em funcionamento?
Sim, a operadora Sevenair e o governo português estão em busca de uma “solução temporária” para manter a ligação aérea em funcionamento até a entrada em vigor da nova concessão.

4. O que acontecerá se não houver um acordo?
Caso não seja alcançado um acordo, a ligação aérea corre o risco de fechar, o que poderia colocar em risco cerca de 80 empregos.

Definitions:
– Ligação aérea: Refere-se ao serviço de transporte aéreo entre duas localidades.
– Concessão: Contrato que autoriza uma empresa a operar determinado serviço público ou utilizar um bem público, sob condições definidas pelo governo.
– Concurso público: Processo pelo qual o governo seleciona uma empresa para realizar determinado serviço ou fornecer determinado bem, através de uma competição aberta onde as empresas interessadas apresentam suas propostas.

Suggested related link:
Sevenair

ByJoe Roshkovsky

Joe Roshkovsky é um escritor experiente e especialista nas áreas de novas tecnologias e tecnologia financeira (fintech). Ele possui um mestrado em Gestão de Tecnologia pela Universidade de Stanford, onde desenvolveu uma compreensão profunda da interseção entre tecnologia e negócios. Com mais de uma década de experiência na indústria, Joe contribuiu para numerosas publicações, oferecendo insights sobre tendências emergentes e inovações que moldam o cenário financeiro. Antes de sua carreira como escritor, ele atuou como Analista Sênior na Credit Solutions Corp, onde analisou tendências de mercado e desenvolveu recomendações estratégicas para startups de fintech. A paixão de Joe por tecnologia e finanças o impulsiona a explorar as maneiras pelas quais elas continuam a evoluir, tornando-o uma voz confiável tanto para profissionais quanto para entusiastas.