LISBOA, Portugal – Pelo menos quatro membros da tripulação morreram e um continua desaparecido após um helicóptero de combate a incêndios cair na sexta-feira no Rio Douro, no norte de Portugal, informaram as autoridades.
O piloto sobreviveu ao acidente, o que levou o governo a decretar um dia de luto nacional no sábado.
Dois corpos foram retirados de dentro do helicóptero, que se partiu ao meio, informou o comandante Rui Silva Lampreia da Autoridade Marítima Nacional à mídia portuguesa. Mais tarde, foram encontrados outros dois corpos perto da cauda da aeronave. As buscas pelo quinto passageiro foram suspensas ao anoitecer e serão retomadas no dia seguinte.
As vítimas, com idades entre 29 e 45 anos, eram todos membros da Unidade de Emergência e Proteção e Socorro (UEPS) da guarda nacional, informou em comunicado a autoridade de proteção civil do país.
O piloto civil, de 44 anos, foi encontrado com vida e levemente ferido, disse a porta-voz da guarda nacional, Mafalda Almeida, à Agence France-Presse.
O acidente ocorreu na região de Lamego, pouco depois das 12h30, no horário local, quando o helicóptero retornava de um combate a incêndio perto de Baiao, a pouca distância da cidade do Porto.
Pelo menos quatro membros da tripulação morreram e um continua desaparecido após um helicóptero de combate a incêndios cair na sexta-feira no Rio Douro, no norte de Portugal, informaram as autoridades.
FAQ
1. Quantas pessoas morreram no acidente?
Pelo menos quatro membros da tripulação morreram no acidente.
2. Há algum membro ainda desaparecido?
Sim, um membro da tripulação continua desaparecido.
3. Quem sobreviveu ao acidente?
O piloto do helicóptero sobreviveu ao acidente.
4. Qual foi a reação do governo português?
Devido à tragédia, o governo de Portugal decretou um dia de luto nacional.
5. Quais foram as ações de resgate?
Dois corpos foram retirados de dentro do helicóptero, que se partiu ao meio. Outros dois corpos foram encontrados perto da cauda da aeronave. As buscas pelo quinto passageiro foram suspensas ao anoitecer e serão retomadas no dia seguinte.
6. Quem eram as vítimas?
As vítimas eram membros da Unidade de Emergência e Proteção e Socorro (UEPS) da guarda nacional, com idades entre 29 e 45 anos.
7. Como está o piloto sobrevivente?
O piloto civil, de 44 anos, foi encontrado com vida e levemente ferido.
8. Onde aconteceu o acidente?
O acidente ocorreu na região de Lamego, próximo às 12h30, no horário local, quando o helicóptero retornava de um combate a incêndio perto de Baiao, a pouca distância da cidade do Porto.
Termos-chave
– Helicóptero de combate a incêndios: Um helicóptero projetado para auxiliar no combate a incêndios, geralmente equipado com sistemas de extinção de incêndios em sua estrutura.
– Rio Douro: Um rio localizado no norte de Portugal, onde ocorreu o acidente.
– Unidade de Emergência e Proteção e Socorro (UEPS): Uma unidade da guarda nacional, responsável por oferecer serviços de emergência e proteção.
– Lamego: Uma região em Portugal onde o acidente aconteceu.
– Baiao: Uma cidade próxima ao local do incêndio onde o helicóptero estava combatendo as chamas.
Links Relacionados: