Obras na Linha da Beira Alta e Corredor Internacional Sul concluídas este ano

Miguel Cruz revelou que as obras na Linha da Beira Alta e no Corredor Internacional Sul serão concluídas este ano, mantendo assim o prazo original estabelecido pelo programa Ferrovia 2020. Ao contrário do que havia sido especulado, nenhuma verba comunitária foi perdida durante a execução do projeto.

“Ferrovia 2020 encerrou o ano de 2023 com aproximadamente 90% de conclusão, mas é importante lembrar que já havíamos decidido remover alguns projetos há algum tempo, por diferentes razões. Além dos atrasos, a decisão de maximizar o uso dos fundos comunitários levou à inclusão de alguns investimentos no programa para 2030. Ao longo do tempo, também acrescentamos alguns investimentos complementares ao Ferrovia 2020, mas os mais visíveis serão concluídos em 2024. Este é o caso da Linha da Beira Alta e do Corredor Internacional Sul. Um dos projetos no Corredor Internacional está um pouco atrasado, e é nesse ponto que estamos focados atualmente”, afirma Miguel Cruz.

O responsável também revelou que a estimativa do valor a ser pago em expropriações para a construção da linha de alta velocidade não deve ultrapassar os 250 milhões de euros. Quanto ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), ele assegurou que todos os marcos e prazos estão sendo cumpridos, e que todas as licitações lançadas foram vencidas por empresas portuguesas. No total, a IP (Infraestruturas de Portugal) possui 463 milhões de euros destinados a 27 projetos rodoviários e 49 milhões para obras ferroviárias.

FAQ:

1. Quais obras serão concluídas este ano?
As obras na Linha da Beira Alta e no Corredor Internacional Sul serão concluídas este ano, de acordo com Miguel Cruz.

2. Qual é o progresso do programa Ferrovia 2020?
O programa Ferrovia 2020 encerrou o ano de 2023 com aproximadamente 90% de conclusão.

3. Houve perda de verba comunitária durante a execução do projeto?
Não, nenhuma verba comunitária foi perdida durante a execução do projeto.

4. Qual é a estimativa do valor a ser pago em expropriações para a construção da linha de alta velocidade?
A estimativa é de que o valor a ser pago em expropriações não ultrapasse os 250 milhões de euros.

5. Quais projetos estão incluídos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)?
O PRR inclui 27 projetos rodoviários e obras ferroviárias.

Definitions:

– Linha da Beira Alta: Uma linha ferroviária em Portugal que liga a cidade da Guarda a Vilar Formoso, na fronteira com Espanha.
– Corredor Internacional Sul: Uma rota ferroviária que conecta o Porto de Sines, em Portugal, com a fronteira com Espanha, permitindo o transporte de mercadorias.

Related links:

Website do programa Ferrovia 2020
Website do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)